A tecnologia ao serviço da saúde

Os Estados Unidos desenvolveram um mecanismo que permite que os invisuais recuperem a sua visão. As pessoas com deficiência visual ganham agora nova esperança.  

Os avanços tecnológicos para além de nos oferecerem comodidade também nos ajudam a resolver alguns dos problemas presentes na nossa sociedade.

A visão é um dos sentidos o que mais falta nos faz, pois é através dele que temos consciência do mundo que nos rodeia. Quando nos cruzamos no nosso dia-a-dia com invisuais conseguimos ver algumas das dificuldades com que eles se deparam.

Como seria viver sem observar o rosto das pessoas que nos são mais queridas e com quem partilhamos o nosso tempo e vivências?

Allen Zderad, um americano de 68 anos, perdeu a visão há dez anos, depois de lhe ser diagnosticado uma doença degenerativa. Desde então que não via a sua esposa. Uma tecnologia semelhante ao olho biónico permitiu que este homem voltasse a ver a sua companheira de vida, registando em vídeo a emoção que sentiu ao voltar a observa-la.

Esta tecnologia chamada “Segunda Visão”, consiste na implantação de um chip no olho que envia sinais ao nervo ótico permitindo à pessoa observar formas e silhuetas, incluindo o seu próprio reflexo no espelho. Esta tecnologia já esta disponível nos Estados Unidos da América.

Por: Juliana Neves

Deixe um comentário