Dia da Mãe

É incrível como os jovens dão valor hoje em dia ao Dia da Mãe. Não sei se o motivo é expôr a melhor fotografia, o melhor presente oferecido ou o melhor restaurante.

Antigamente celebrava-se no dia 8 de Dezembro, no entanto em homenagem à Virgem Maria, passou a ser no primeiro domingo do mês de Maio.

Em teoria esta data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. No entanto, com o passar do tempo começou a ser algo um pouco materialista e mais uma desculpa para o consumismo desmedido dos jovens.

Entrevistamos uma jovem, Andreia Gomes, de 24 anos e a sua mãe Carla Carvalho de 47.

“Para mim o dia da mãe não é só este, mas sim todos os dias. Está certo, é só neste dia que oferecemos prendas e publicamos fotos e somos queridos com elas, mas a verdade é que sou contra isto.

A minha mãe é a melhor do mundo, e eu deveria dar-lhe miminhos todos os dias. Acima de tudo deveria fazer com que se sentisse a Melhor Mãe do Mundo todos os dias… Mas pronto, tenho esta opinião, e faço o contrário… sei que muitos também a compartilham e que no entanto caem no mesmo erro que eu. Mas pronto, sei que ela sabe que a amo muito. (risos)” Andreia Gomes

“Depois de ouvir o que a minha filha disse confesso que estou babada. Para nós mães este dia é importante, mas não o mais importante. Serve apenas para celebrarmos algo todas ao mesmo tempo por assim dizer. Dou mais valor quando a minha filha troca uma ida ao café com os amigos para me fazer companhia a ver televisão por exemplo (risos). Mas eu sei que isto se passa não só com a Andreia, mas sim com todos os jovens… é normal. Só vão dar falta quando nós não estivermos cá. Mas pronto, admito que sabe bem toda aquela atenção para mim, até por parte do meu marido, sinceramente acho que até o cão cá de casa percebe quando é Dia da Mãe (risos).” Carla Carvalho

E porque todos os dias são delas.

Uma aluna da Universidade Lusófona do Porto Inês Santos realizou um vídeo onde homenageia  “A Melhor do Mundo”.

“O vídeo foi completamente inspirado na minha mãe, mas escrito a pensar em todas as pessoas que tem o papel materno na vida de alguém. A palavra “Mãe” encontra-se entre aspas porque pode ser uma figura diferente para cada um de nós, nao precisa de ser necessariamente uma figura feminina , não precisa de ser a “mãe” biológica , pode ser qualquer pessoa super importante para nós (a mais importante).” Inês Santos

https://www.youtube.com/watch?v=5DM7sAR8dj0&feature=share

Joana Vieira Ferreira

Deixe um comentário