Eclipse Solar: quando, como e onde observar o fenómeno

É já na próxima sexta-feira, dia 20 de março, que a Europa terá a oportunidade de testemunhar o maior eclipse solar registado desde 1999. O fenómeno vai ser visível em Portugal Continental e nas ilhas, embora de forma parcial.

Eclipse solar

Apesar de se tratar de um eclipse total, isto é, em que a Lua tapa o Sol por completo, o fenómeno só será observável na sua (quase) plenitude nos países mais a Norte do Velho Continente, como a Noruega e a Islândia, onde a “escuridão” poderá ultrapassar os 90%.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal, o eclipse começará a ser visível por volta das 08.00h da manhã, prevendo-se que o clímax do acontecimento, que não deverá ultrapassar os 65%, seja cerca de duas horas depois.

De realçar que não é recomendável olhar diretamente para o Sol durante o eclipse. Os curiosos que queiram observar o fenómeno devem utilizar óculos de proteção especiais e nunca optar por alternativas como binóculos, óculos escuros convencionais ou telescópios sem filtros apropriados sob pena de danificar permanentemente a visão.

Por todo País, irão realizar-se sessões públicas de observação do eclipse solar de forma segura, entre as 8h e as 10h.

Em Lisboa, será possível assistir a observações públicas no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, e no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), na Tapada da Ajuda. Ambas as atividades são livres e não exigem inscrição prévia. Nos dois locais estarão disponíveis telescópios, com filtros apropriados, para observação deste fenómeno. A organização ressalva, contudo, que as observações estão dependentes das condições meteorológicas.

Também o Planetário do Porto vai realizar uma sessão pública de observação. A entrada é livre e além dos telescópios vão ser distribuídos alguns óculos de segurança. Será também exibida uma simulação da observação do eclipse a partir do espaço.

O último grande eclipse do Sol foi em agosto de 1999. Quem quiser, deve aproveitar o eclipse deste ano já que o próximo será em 2026, no dia 12 de agosto.

 Diana Pinto Alves

Deixe um comentário