Perfume que cheira melhor com a transpiração

Esqueça os lendários Chanel nº5 e Miss Dior. Um novo perfume está a ser desenvolvido por cientistas irlandeses que prometem algo que falta nos perfumes mais vendidos.

1427993420-c4338d3a969dab3b77972a96b0efd1a9-600x543
O chefe da investigação, Nimal Gunaratne, e uma das cientistas que está a desenvolver o perfume inteligente.

Segundo noticia o Boas Notícias, em pouco tempo poderá encontrar no mercado um perfume “inteligente”, cujo cheiro melhora com a transpiração. O perfume foi desenvolvido por investigadores irlandeses e a ideia pode parecer esquisita, mas é bastante simples: quanto mais suar, mais agradável será o aroma libertado pelo perfume.

Os cientistas responsáveis pela invenção, explicam que este perfume inovador foi criado através da mistura de uma fragrância com um líquido iónico (sal em forma líquida), que não tem cheiro.

O líquido iónico liberta o aroma da fragrância quando entra em contacto com água (neste caso, com o suor da pele húmida), o que significa que, quanto mais elevados forem os níveis de transpiração, mais intenso será o odor do perfume.

Esta invenção é também capaz de remover os odores desagradáveis associados ao suor, já que o líquido iónico atrai os tióis – compostos que causam o mau-cheiro – e faz com que estes percam a potência.

“Além de ter um grande potencial comercial e de poder ser utilizado em perfumes e cremes para cosmética, também poderá ter aplicações noutras áreas da ciência, como a libertação lenta de determinadas substâncias”, afirma Nimal Gunaratne, líder da investigação cuja equipa está já em contacto com várias empresas de perfumaria para a futura implementação do sistema em novos produtos.

Consulte aqui o artigo científico online.

Diana Pinto Alves

Deixe um comentário